O calendário para pagamento do licenciamento começou a vencer neste segundo semestre na maioria dos estados. No Espírito Santo, a taxa deve ser paga em setembro. Com isso, após o prazo de vencimento começará a ser cobrado o CRLV 2024, que é o documento que comprova que o veículo está em situação regular perante ao órgão executivo estadual de trânsito.
Atualmente, não se emite mais o CRLV em papel moeda, ou seja, é possível baixá-lo na versão digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimir em papel comum. Para quem tem o aplicativo CDT, após quitar os débitos do veículo, a atualização do documento acontece automaticamente, no entanto, em alguns casos, pessoas relatam dificuldades ao atualizar o CRLV 2024 no celular.
Se não houver a atualização automática do CRLV 2024, o que o usuário deve fazer?
Em primeiro lugar, nesse caso, o usuário deve excluir o documento que está na CDT e pedir para baixar novamente. Se após algum tempo o CRLV 2024 não atualizar no celular, a Senatran traz algumas orientações:
- Revisar multas e infrações: verificar se há multas ou infrações em processamento que possam estar impedindo a atualização do CRLV. Caso sejam encontradas, é importante resolver essas pendências o mais rápido possível.
- Consultar o Detran: entrar em contato diretamente com o Detran do seu estado para obter informações sobre o que pode estar causando o problema.
Benefícios de ter o CRLV 2024 no celular
A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível em todo o país. Ou seja, para ter acesso ao documento digital, que tem a mesma validade do físico, é preciso abrir o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Nesse aplicativo, também é possível o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.
De acordo com a Senatran, existem vários benefícios de possuir o CRLV 2024 no celular. Veja quais:
- Praticidade e acessibilidade: é possível acessar o documento a qualquer momento e em qualquer lugar através do celular. Dessa forma, eliminando a necessidade de portar o documento físico. Ele fica disponível até mesmo no modo offline.
- Segurança: a versão digital do CRLV é protegida por criptografia. Só é possível acessar mediante autenticação segura, o que reduz os riscos de perda, furto ou falsificação.
- Facilidade na atualização: qualquer atualização no documento, como a quitação de débitos ou alterações de dados, é refletida diretamente na versão digital. Ou seja, sem a necessidade de emitir uma nova via física.
- Redução de papel: o uso da versão digital contribui para a redução do consumo de papel, beneficiando o meio ambiente.
Integração com outros serviços: é possível compartilhar facilmente o CRLV digital e usar em situações que exigem a comprovação de propriedade do veículo. Como, por exemplo, locação, venda ou fiscalização, facilitando esses processos.
Fonte: Portal do Trânsito