A fim de organizar o trânsito de Itaúnas, distrito de Conceição da Barra, bem como para incentivar o turismo ecológico e de eventos, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), sinalizou as vias da Vila e os principais atrativos do Parque Estadual de Itaúnas. O serviço, realizado pela autarquia de forma pioneira no Parque, atendeu a um pedido do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), responsável pela gestão do local.
Após o término da sinalização viária, o Detran|ES, por meio da equipe de Educação, realizou abordagens educativas nos dias 19 e 20 de julho, durante o primeiro final de semana do Festival Internacional de Forró, para orientar aos moradores e turistas sobre as mudanças feitas no local, com abordagens ligadas ao comportamento seguro que as pessoas devem ter trânsito, seja como motorista, motociclista, carona, ciclista ou pedestre.
A gerente de Engenharia de Trânsito, Natalya Chalhub Mora, explica detalhes sobre o serviço feito em Itaúnas. “Um dos focos principais foi a via central do Parque, que dá acesso às trilhas e à Vila. Antes, era costume que fossem estacionados veículos dos dois lados da rua, o que dificultava a passagem e gerava um grande problema no trânsito do local. Agora, com a nova sinalização, só é permitido o estacionamento de um lado da rua, facilitando a circulação. Também foi realizada a sinalização das trilhas, essencial para a melhor orientação dos visitantes”, afirma a gerente.
O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, explica que a sinalização de Itaúnas faz parte de um projeto que envolve todo o estado. “Seguindo o planejamento de serviços de sinalização realizados pelo Detran|ES em todo o Estado, dessa vez Itaúnas foi contemplada, o que favorece também o turismo, principalmente durante os períodos de mais movimentação de turistas, como no Festival de Itaúnas e no verão. Também inovamos com a sinalização do Parque para fortalecer inclusive o turismo educacional. Com essa medida e a orientação educativa”, ressalta.
Fonte: DIO/ES – Imprensa Oficial do Espírito Santo