Representantes do Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), do Conselho Regional de Despachantes Documentalistas do Estado (CRDD/ES) e de sindicatos da categoria se reuniram com o objetivo de aprimorar o convênio existente entre as instituições. Dentre os nomes, estiveram o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, o presidente do Sindicato dos Despachantes do ES, Marcos Banhos, e o presidente do CRDD/ES, Euvaldes Venturin.
O encontro teve como pauta a reivindicação pela volta das telas tiradas devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a solicitação de acesso a outras consultas e a importância de alinhar procedimentos às exigências, reforçando o compromisso com o cumprimento da legislação e a proteção dos dados pessoais tratados no exercício da atividade. Após as reivindicações do CRDD e do Sindicato, a página de infrações e multas já foram liberadas.
Durante a reunião, foi ressaltado que o respeito à LGPD é fundamental para garantir a transparência e a segurança no relacionamento entre os despachantes, o Detran e a sociedade. As entidades reforçaram que compreendem a sensibilidade do tema e estão comprometidas em orientar a categoria sobre os limites legais no acesso e uso de informações, sempre com foco na ética e no cumprimento das normas.
O presidente do CRDD/ES, Venturin, ressalta: “Estamos sempre primando pela ética e pela segurança de todo o processo, buscando manter os acessos possíveis, sempre dentro das normas da LGPD e demais legislações aplicáveis.”
Também foi destacada a atuação do diretor-geral do Detran|ES, Gilvaldo Vieira, que sempre está atento às demandas dos profissionais da área. A postura colaborativa do Detran reforça a importância do diálogo constante para o fortalecimento da profissão e a construção de soluções que beneficiem toda a sociedade.