Uma nova parceria deve levar conhecimento e qualificação para os despachantes documentalistas do Espírito Santo. Uma colaboração entre o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Conselho Regional de Despachantes Documentalistas do Estado (CRDD|ES) visa levar cursos para os despachantes, seus funcionários e os servidores do Conselho.
Em reunião entre as duas instituições, foram alinhadas as ações que passarão a cumprir com o objetivo de capacitar os despachantes. Com o pensamento no coletivo, o presidente do CRDD|ES, Euvaldes Venturin, poderá oficializar a bandeira que sempre levantou: levar conhecimento à categoria.
“Tudo o que fazemos é em benefício da categoria, e essa proposta não seria diferente. Acreditamos que a categoria precisa de qualificação, e um Convênio de Cooperação Técnica dessa magnitude pode oferecer isso. Estamos certos de que, ao implementar essa ideia, teremos um bom retorno, pois vamos proporcionar aprendizado, qualificação e orientação para os despachantes”, Venturin.
Tal qualificação trará benefícios para a categoria, como mais oportunidades de negócios e novos serviços que são atribuídos ao despachante documentalista. O Professor Dr. José Alexandre Gadioli, diretor-geral do Ifes do Campus de Presidente Kennedy, no Sul do estado, desempenha um papel importante no projeto de parceria.
“As tratativas iniciais buscam equalizar os direitos e deveres de cada partícipe, para que desta forma seja possível melhorar a qualidade dos serviços tecnológicos prestados pelos associados e qualificação de futuros empreendedores. Para assim atender aos requisitos legais da profissão e legislação vigente”, explica o professor.
A parceria ainda está sendo formalizada, e novas informações sobre os cursos disponibilizados devem ser divulgadas em breve.