Skip to main content

CFDD/BR no ES: A importância da parceria entre os Conselhos de Despachantes Documentalistas e os Detrans

O presidente do Conselho Regional de Despachantes Documentalistas do Espírito Santo (CRDD/ES), Euvaldes Ventorin, se reuniu com importantes nomes do segmento nesta quarta-feira (10) para tratar da segurança no sistema utilizado nos processos de emissão de documentos eletrônicos de veículos no Brasil.

Estiveram presentes o diretor geral do Detran/ES e presidente da Associação Nacional de Detrans (AND), Givaldo Vieira, o presidente do Conselho Federal de Despachantes Documentalistas do Brasil (CFDD/BR), Osnildo Osmar Silveira, o vice presidente, Gilberto Alvim, e o assessor, Paulo Maranhão, na reunião que aconteceu na sede do Detran no estado.

Osnildo, conhecido como Silveirinha, explica que os dados dos proprietários de veículos estão vulneráveis, com acesso fácil a qualquer empresa, e informa que o Conselho Federal tem buscado auxílio junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para achar uma solução. “O Conselho tem feito reuniões por todo o Brasil, junto aos Detrans, para sensibilizar sobre esse sistema, onde consistem todos os dados do veículo. Precisamos lembrar que eles são sigilosos e pertencentes a uma única pessoa, e não abertos, para o público geral”, ressalta.

A importância da parceria entre os despachantes documentalistas e os Detrans também foi pauta do encontro. Gilberto Alvim, que é vice-presidente do conselho nacional e presidente do conselho baiano, afirma que o trabalho conjunto é a melhor forma de ter um bom resultado.

“Já há muito tempo o Conselho do Espírito Santo atua com o Conselho da Bahia e o Federal. Ambos desenvolvem um trabalho excelente em conjunto com os Detrans. Unidos, os Conselhos de Despachantes e os Detrans, podem fazer um bom trabalho em todos os estados”, afirma.

Ventorin ressalta a necessidade de estreitar o relacionamento dos CRDDs com os Departamentos Estaduais de Trânsito e aponta que o cargo recém conquistado por Givaldo Vieira na AND é uma ponte para que os demais Detrans apostem na relação com os despachantes.

“Givaldo é uma liderança forte, tem o conhecimento, colocou o Espírito Santo no topo. Agora a gente quer, junto com o Conselho Federal, ver um projeto que vai aproximar a categoria do despachante aos outros estados”, destaca.

Em seu sexto ano como diretor geral do Detran/ES, Givaldo aproveita da experiência para o novo cargo na presidência da AND. “A ideia é transmitir, usar essa experiência acumulada para, em nível nacional, poder também ajudar o conjunto dos Detrans nas pautas que são de interesses comuns, como a melhor integração dos nossos serviços com a Senatran, o acompanhamento das modificações nas legislações de trânsito e o apoio aos Detrans no sentido de incremento de tecnologia e melhoria de serviços”, afirma Vieira.

Givaldo finaliza com a importante afirmação: O despachante documentalista é um profissional essencial para um órgão. Não existe Detran funcionando sem a presença e atuação do despachante.